Damião sempre sonhou em ser jogador de futebol, porém era apenas um sonho mesmo, sem perspectiva. Um dia ele resolveu ganhar a vida como jogador de futebol, que não foi nada fácil. No início Leandro, como era chamado, ganhava R$ 30,00 por jogo e buscando sempre mais quando podia jogava 3 vezes por semana na zona oeste de São Paulo-SP.
Garoto ainda e com a raça estampada no peito desde o tempo de várzea Leandro Damião batalhava em qualquer jogo, mesmo que não tivesse importância. Assim chamou a atenção de olheiros do vale do Itajaí e resolveu tentar a sorte no futebol catarinense. Seu primeiro clube profissional foi o Atlético de Ibirama que ofereceu ao menino paranaense uma boa estrutura, bons profissionais e um salário razoável, porém com poucas chances. No mesmo ano (2008) Damião foi para o Marcílio Dias e para o XV de Indaial.
Damião vestindo a camisa do Atlético de Ibirama (Foto: Futebol SC) |
No outro ano, de volta ao Atlético de Ibirama foi aos poucos recebendo mais chances e aproveitando as oportunidades. Leandro não descansava sendo o destaque da sua equipe e chamou a atenção de olheiros do Sport Club Internacional, que buscava um homem de referência, novo e que não tivesse medo de enfrentar os temidos zagueiros gigantes.
Contratado pelo Inter foi para o time B da equipe gaúcha sempre com raça e se destacando em seus 1,87m de altura levava vantagem, principalmente nas bolas aéreas e logo foi promovido para o time principal.
Damião arranca para o gol contra o Chivas (Foto: Placar Abril) |
A partir de então Damião só cresceu no Inter e em 2011 celso Roth apostou na jovem promessa e ele iniciou o ano como camisa 9 da equipe deixando na reserva Alecsandro que pouco tempo depois foi para o Vasco da Gama.
Damião foi o goleador do Campeonato Gaúcho com 17 gols e marcando gols quase todos os jogos a imprensa já comentava que ele merecia lugar na seleção e aos poucos isso aconteceu, já com experiência e mais mobilidade ele foi chamado por Mano Menezes pela primeira vez em março de 2011 e sua primeira partida foi de se admirar jogando bem e acertando até o travessão em sua principal caracteristica: o cabeceio.
As vitrines do futebol só se abriram para o jogador que fez duas partidas de se levantar e aplaudir o garoto. Uma delas foi essencial para o Internacional conquistar o Bi-campeonato da Recopa onde ele marcou 3 gols em dois jogos e outra partida foi contra o Palmeiras pelo Brasileirão 2011 onde ele fez 3 gols na partida em plena casa do time paulista. Um dos gols chamou atenção por ele ter driblado e deixado o Campeão do Mundo goleiro Marcos no chão. Entretanto o lance que chamou a atenção do mundo inteiro foi o que ele aplicou em cima do argentino Emiliano Papa com a camisa da seleção brasileira, o camisa 9 deu a chamada "lambreta" no lateral esquerdo e na continuação do lance mandou uma bola na trave, um lance típico de maestria e genialidade que o futebol brasileiro sempre mostrou.
Drible sensacional de Leandro Damião contra a Argentina
Há 3 anos ele jogava no chão batido, gramado surrado e era chamado por Leandrão ou por Leandro. Hoje Leandro Damião só existe um e é camisa 9 da seleção brasileira e foi e sempre será conhecido por ser sinônimo de raça, valentia e dedicação.
Dados de Leandro Damião
- Nome: Leandro Damião da Silva dos Santos
- Posição: Atacante
- Nascimento: 22/07/1989
- Naturalidade: Jardim Alegre-PR
- Altura: 1,87 m
- Peso: 80 Kg
- Contrato: 18/01/2016
- Clubes: Atlético Ibirama-SC, XV de Outubro-SC, Marcílio Dias-SC, Cidade Azul-SC e Internacional (desde 09)
- Títulos: Copa Libertadores (10), Gaúcho (11) e Recopa Sul-Americana (11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário