Algumas Reportagens

2leep.com

9 de dez. de 2011

Da vida humilde a ídolo colorado: Em 3 anos Leandro Damião sai da várzea para encantar os olhos do Brasil

     Leandro Damião da Silva dos Santos muitos o conhecem por apenas Leandro Damião nasceu na região norte central do Paraná, na humilde cidade de Jardim Alegre e durante a infância teve uma vida muito difícil e batalhadora.
     Damião sempre sonhou em ser jogador de futebol, porém era apenas um sonho mesmo, sem perspectiva. Um dia ele resolveu ganhar a vida como jogador de futebol, que não foi nada fácil. No início Leandro, como era chamado, ganhava R$ 30,00 por jogo e buscando sempre mais quando podia jogava 3 vezes por semana na zona oeste de São Paulo-SP.


     Garoto ainda e com a raça estampada no peito desde o tempo de várzea Leandro Damião batalhava em qualquer jogo, mesmo que não tivesse importância. Assim chamou a atenção de olheiros do vale do Itajaí e resolveu tentar a sorte no futebol catarinense. Seu primeiro clube profissional foi o Atlético de Ibirama que ofereceu ao menino paranaense uma boa estrutura, bons profissionais e um salário razoável, porém com poucas chances. No mesmo ano (2008) Damião foi para o Marcílio Dias e para o XV de Indaial.

Damião vestindo a camisa do Atlético de Ibirama (Foto: Futebol SC)

     No outro ano, de volta ao Atlético de Ibirama foi aos poucos recebendo mais chances e aproveitando as oportunidades. Leandro não descansava sendo o destaque da sua equipe e chamou a atenção de olheiros do Sport Club Internacional, que buscava um homem de referência, novo e que não tivesse medo de enfrentar os temidos zagueiros gigantes.


     Contratado pelo Inter foi para o time B da equipe gaúcha sempre com raça e se destacando em seus 1,87m de altura levava vantagem, principalmente nas bolas aéreas e logo foi promovido para o time principal.
Damião arranca para o gol contra o Chivas (Foto: Placar Abril)
     Sempre humilde não desanimava e com Celso Roth no comando da equipe, o atacante procurou aos poucos seu espaço que "alavancou" para o futebol brasileiro no dia 18 de agosto de 2011 no segundo jogo da final contra o Chivas do México. Entrou na etapa final e, como dito em toda a matéria, raça e força são a alma deste jogador. O jogo era "pegado" e o placar perigoso para o colorado que buscava o bi-campeonato da Libertadores da América. Eis que surge Leandro Damião, que aproveita um recuo mal feito do jogador do time mexicano e aplica um drible fantástico ("Drible da Vaca" ou "Meia Lua") no marcador adversário e em uma arrancada espetacular do meio campo em direção ao gol do Chivas ele avança e faz 2x1 para o Inter em meio ao Beira-Rio lotado e eufórico agora o menino humilde nascido no Paraná não era mais apenas Leandro, o Brasil e a nação colorada o conheciam como Leandro Damião.
 

     A partir de então Damião só cresceu no Inter e em 2011 celso Roth apostou na jovem promessa e ele iniciou o ano como camisa 9 da equipe deixando na reserva Alecsandro que pouco tempo depois foi para o Vasco da Gama.
     Damião foi o goleador do Campeonato Gaúcho com 17 gols e marcando gols quase todos os jogos a imprensa já comentava que ele merecia lugar na seleção e aos poucos isso aconteceu, já com experiência e mais mobilidade ele foi chamado por Mano Menezes pela primeira vez em março de 2011 e sua primeira partida foi de se admirar jogando bem e acertando até o travessão em sua principal caracteristica: o cabeceio.
     As vitrines do futebol só se abriram para o jogador que fez duas partidas de se levantar e aplaudir o garoto. Uma delas foi essencial para o Internacional conquistar o Bi-campeonato da Recopa onde ele marcou 3 gols em dois jogos e outra partida foi contra o Palmeiras pelo Brasileirão 2011 onde ele fez 3 gols na partida em plena casa do time paulista. Um dos gols chamou atenção por ele ter driblado e deixado o Campeão do Mundo goleiro Marcos no chão. Entretanto o lance que chamou a atenção do mundo inteiro foi o que ele aplicou em cima do argentino Emiliano Papa com a camisa da seleção brasileira, o camisa 9 deu a chamada "lambreta" no lateral esquerdo e na continuação do lance mandou uma bola na trave, um lance típico de maestria e genialidade que o futebol brasileiro sempre mostrou.

Drible sensacional de Leandro Damião contra a Argentina
 

     Há 3 anos ele jogava no chão batido, gramado surrado e era chamado por Leandrão ou por Leandro. Hoje Leandro Damião só existe um e é camisa 9 da seleção brasileira e foi e sempre será conhecido por ser sinônimo de raça, valentia e dedicação.


Dados de Leandro Damião

  • Nome: Leandro Damião da Silva dos Santos
  • Posição: Atacante
  • Nascimento: 22/07/1989
  • Naturalidade: Jardim Alegre-PR
  • Altura: 1,87 m
  • Peso: 80 Kg
  • Contrato: 18/01/2016
  • Clubes: Atlético Ibirama-SC, XV de Outubro-SC, Marcílio Dias-SC, Cidade Azul-SC  e Internacional (desde 09) 
  • Títulos: Copa Libertadores (10), Gaúcho (11) e Recopa Sul-Americana (11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reportagens Mais Vistas